Como gerir o seu estoque?

Sobre o que iremos falar:

Aprender a gerir o seu estoque requer uma boa observação para entender o que há disponível e vender da maneira certa. Para ter eficiência no seu trabalho, é essencial se manter atento a fim de não deixar nada passar, nem mesmo os erros. 

A Papello te ajuda a gerenciar o seu estoque para não ter perdas financeiras e evitar estagnação de mercadorias. Se você quer crescer e ser uma inspiração às demais empresas, permaneça neste conteúdo!

Qual a importância de uma boa gestão do estoque?

Com o gerenciamento adequado do estoque você melhora o processo de compras, diminui a incidência de prejuízos, conhece melhor os clientes e se planeja para qualquer problema que possa acontecer.

Qual a importância de uma boa gestão do estoque
Fonte/Reprodução: original

Gerir o seu estoque facilita a organização da empresa por permitir a análise de quantidades disponíveis de cada produto armazenado. Você tem uma noção maior sobre o que precisa repor e o que não deve ser adquirido novamente por não apresentar vendas adequadas.

Quais os principais métodos de gestão de estoque?

Manter o negócio organizado e em pleno funcionamento requer adotar metodologias que combinem com a sua empresa para adquirir resultados positivos. A Papello te ajuda a conhecer quais são para você implementar no seu negócio e fazê-lo crescer!

Estoque de antecipação

Este tipo de estoque é mantido por um tempo maior nas empresas para trazer segurança para atender demandas futuras. É procurado quando há muita necessidade da matéria-prima e a companhia precisa dessa proteção para não ter perdas significativas em períodos sazonais, por exemplo.

Estoque de ciclo

As vendas dos produtos acontecem por ciclos e as empresas tendem a garantir uma quantia específica de insumos para não deixar faltar. É uma prática muito comum de ser vista nos setores de varejo que tendem a vender mais em épocas festivas do ano, como no Natal, Páscoa e entre outras.

Estoque inativo

Neste caso, as empresas possuem um estoque parado com produtos que não são procurados porque se tornaram ultrapassados ou por haver pouca saída da loja. 

Quando você realiza compras elevadas e não consegue vendê-las adequadamente, significa que você não soube gerir o seu estoque e a sua marca passará por perdas elevadas, além de ocupar armazenamento e prender capital.

Como uma boa gestão do estoque pode ajudar na minha produtividade?

Conciliar o bom gerenciamento de estoque através da automatização de processos básicos, desenvolver uma rotina padronizada e treinar a sua equipe, te ajudam a melhorar a produtividade sem haver perdas de produtos ou gastos desnecessários.

Com o ato de gerir o seu estoque, você tem a certeza de que as informações se mantêm organizadas em documentos que devem ser consultados diariamente para acompanhar os relatórios e identificar qualquer problema. 

Além disso, elevar a produtividade requer a inserção de ferramentas tecnológicas e qualificadas no estoque. É necessário contar com pallets, racks de metal, escadas ou estantes que auxiliam na locomoção e movimentação de uma carga X de produtos que devem ser enviados aos caminhões.

Como deve ser feita a gestão do estoque?

Com um excelente inventário você insere as informações de que precisa a respeito do estoque, sabe quais produtos tem e as suas respectivas quantidades. É uma análise obrigatória dentro de qualquer empresa que possua X produtos armazenados e deve ser realizada frequentemente para atualizar os dados de saídas e entradas.

Como deve ser feita a gestão do estoque
Fonte/Reprodução: original

Por mais que gerir o seu estoque manualmente aparenta ser mais prático, as chances de cometer erros ou anotar informações divergentes são maiores. Investir em ferramentas automatizadas ajudam você a organizar os dados, encontrá-los rapidamente sem haver qualquer tipo de confusão sobre movimentações, vendas e fluxo de caixa.

É importante treinar sempre a sua equipe para não cometerem erros graves e ajudá-los a saber o que podem ou não fazer. Para haver controle íntegro da atuação dos responsáveis pelo estoque, um supervisor ou gerente nesta área traz mais segurança por controlar todas as informações.

Quais as vantagens de uma boa gestão no estoque?

Com a gestão certa, você evita perdas e ganha mais credibilidade e reconhecimento no nicho de atuação. A Papello te mostra as vantagens de gerir o seu estoque adequadamente:

Evita desperdício

Ao adquirir pleno conhecimento do que entra e sai, você não efetua compras desnecessárias e adquire apenas a quantidade correta de suprimentos que suprem as necessidades do estoque. 

O dinheiro que sobra pode ser investido em outras partes da sua empresa com a finalidade de melhorar processos e trazer mais tecnologia para automatizar a rotina da sua equipe. Gerir o seu estoque adequadamente entrega não apenas ganhos, mas eficiência de todos os colaboradores que atuam no setor.

Melhora o capital de giro

Com mercadoria estagnada as chances de obter bons lucros é diminuída e você conquista mais dívidas do que renda ativa. Ao gerir o seu estoque da maneira certa, você consegue melhorar o seu capital de giro e observar o dinheiro entrando e não apenas saindo.

Aumenta a procura baseado nas necessidades dos compradores

O controle de estoque apresenta produtos relevantes aos clientes que ficarão interessados em adquiri-los, portanto, você precisa acompanhar as procuras do seu público-alvo para vender o que eles precisam. 

Expande o espaço

Através do estudo do que há no armazenamento, da quantidade e tamanhos, você planeja o espaço adequado para acrescentar os produtos e mantê-los organizados, sem ocupar todo um ambiente com vários lotes. 

Diminuição de erros

Qualquer tipo de erro que aconteça no gerenciamento pode agravar o seu trabalho, portanto, tenha um cronograma para verificar a quantidade disponível, o nível de procura e o que permanece parado. 

5 dicas de como manter uma gestão no estoque

O processo de organização requer estudo do que tem disponível no estoque para ajudá-lo a vender o que está parado há meses através de dados precisos. Você descobre falhas em processos além do lucro em potencial apresentado pelos produtos disponíveis.

Defina os processos

Você precisa ter a garantia de que todos os produtos no estoque estão organizados por tipo, peso, etc. Se você não torna este tipo de processo claro, o seu trabalho e o da sua equipe se transformam em uma verdadeira desordem com informações divergentes que atrapalham na conquista de bons resultados.

O ideal é obter um sistema próprio para gerenciar o seu estoque, descrevendo cada processo desde o ato de compra-venda, até a cotação, emissão da NF, ordem de compra e faturamento. 

Acompanhamento de vendas

Acompanhar o que sai da empresa é fundamental para compreender a necessidade do cliente, atualizar melhor o estoque e avaliar se existe sazonalidade ou se a procura é feita sempre em períodos voláteis. 

Projeção de demandas

Neste método você planeja as compras que devem abastecer o estoque sem haver a falta ou excesso de produtos. Você prevê a quantidade necessária para o seu negócio para atender a demanda, respeitando também as épocas festivas que elevam a procura de insumos. 

Categorização de estoque

Outro ponto importante é a categorização, em que você pode organizar os produtos parados em estoque por grupos, onde:

  • Grupo A: valor de produtos altos e pouca procura;
  • Grupo B: produtos com valores medianos e busca moderada;
  • Grupo C: produtos baratos com muita saída.

Gerir o seu estoque requer uma boa categorização para saber o que a sua empresa realmente precisa, entender o que os clientes desejam e evitar erros que atrapalhem o funcionamento da companhia.

Auditorias no estoque

Um método prático e extremamente eficiente é o de auditoria, que ajuda a acompanhar quantos produtos estão disponíveis no estoque, quando vencem e se estão bem armazenados, conforme exigências de segurança.

Quando você começa a gerir o seu estoque corretamente, garante um aumento nas vendas, melhora na organização da equipe e promove controle do que precisa adquirir sem haver excessos.

Com a Papello você aprende tudo o que precisa sobre gerenciamento do seu negócio para ter sempre eficiência em seu trabalho e conquistar relevância no mercado de atuação!

Leia Mais

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Felipo

Felipo