Saiba como um simples copo de café pode trazer malefícios a sua saúde

Sobre o que iremos falar:

Você já imaginou que um copo de café feito de plástico pode trazer malefícios, tanto para o meio ambiente quanto para a sua saúde? Pois é!

Todos nós sabemos o quanto o uso de um simples copo descartável feito de plástico se tornou comum: nos escritórios, escolas, faculdades, festas de aniversário e diversos outros lugares e eventos sociais.

Mas, o que muitos não sabem é que o copo feito de plástico pode não só provocar danos ao meio ambiente como, também, para o nosso organismo como um todo.

De uma forma geral, já sabemos que um copo de plástico demora entre 250 e 400 anos para se decompor e, além disso, dificilmente será reciclado. Tanto que, diversas pesquisas mostram que o copo descartável de plástico é o resíduo mais presente ao redor do mundo.

E não para por aí! Além disso, há substâncias e toxinas que estão presentes no plástico e são totalmente prejudiciais à nossa saúde. Interessado em saber mais? Acompanhe nosso texto e saiba mais como um simples copo de café pode trazer malefícios para sua saúde e como podemos evitar isso!

Copo de café faz mal para a saúde?

O copo de café está presente na rotina de milhares de brasileiros, não é mesmo? No clássico copinho de plástico do escritório, da escola ou, até mesmo, da padaria e das salas de espera. Quem não ama um cafezinho durante o dia?

Copo de café faz mal para a saúde
Fonte/Reprodução: original

Mas um objeto que parece ser tão inocente e inofensivo, como é o copo de plástico, pode provocar grandes danos, tanto ao meio ambiente, quanto para o nosso organismo. Sempre levamos em conta, quando comentamos sobre o copo de café plástico, que o seu tempo de decomposição é muito grande e fica acumulado nas grandes cidades. Nesse meio tempo, eles são arrastados para os rios e os esgotos da cidade e causam grandes prejuízos também ao meio urbano.

Mas o principal perigo está em uma toxina presente em sua composição. Quando o copo descartável está quente, por causa do café, por exemplo, essa substância que é liberada pelo contato com o calor, em uma quantidade considerada perigosa pode causar diversas doenças.

Quais as toxinas liberadas pelo copo de café?

O grande problema está na matéria-prima dos copos plásticos. Bom, um copinho plástico é, geralmente, fabricado por um composto conhecido como poli-estireno. Esse material é produzido justamente a partir do estireno: uma substância tóxica e prejudicial à nossa saúde.

Quando o copo de café está com o líquido quente, ele libera essa substância que pode ser absorvida pelo seu organismo, provocando diversas consequências para a saúde. Inclusive, diversos estudos relatam que o estireno é liberado em maiores quantidades conforme o líquido quente permanece no copo de café de plástico.

É justamente por isso que, em certos países, o uso de copos de plástico descartáveis que contenham poli-estireno em sua composição são proibidos para servir como copo de café ou para servir outras bebidas que sejam quentes.

Por isso, procure sempre evitar consumir cafés, chás e outras infusões naqueles clássicos copos de plástico descartáveis. Quando possível, invista nos copos de papel e, de preferência, que sejam recicláveis, de forma que preserve tanto a sua saúde como o meio ambiente.

Quais os riscos dessas toxinas para a saúde?

Por ter poli-estireno em sua composição, o copo de café plástico libera a toxina quando está em contato com o líquido quente. Nesse contato, a substância é liberada no ar e é absorvida pela nossa respiração.

Quais os riscos dessas toxinas para a saúde
Fonte/Reprodução: original

Assim, quando inalada pelo consumo de um simples copo de café quente, chega em todo o nosso sistema respiratório e pode causar danos como: irritação por todos os órgãos do sistema, tosse, sensação de estar com queimaduras na garganta e com sensação de dificuldade para respirar.

Porém, estudos recentes afirmam que o Estireno presente em um copo de café de plástico pode induzir também ao surgimento do câncer quando estiver presente em uma elevada concentração.

Como são transmitidos?

O estireno é inalado pelo nosso organismo assim que o copo de café entra em contato com o líquido quente. Qualquer elevação de temperatura é capaz de liberar a toxina para o ar e fazer com que o nosso organismo, através da respiração, absorva ele.

Esse composto tóxico pode ser liberado quando estiver em contato com qualquer líquido quente. Independente se é copo de café ou não, ele vai ser prejudicial a sua saúde.

E o principal: quanto mais tempo o copo de café tiver líquido quente dentro, maior será a quantidade de estireno liberada para a atmosfera e, consequentemente, inalada pelo nosso organismo.

Por isso, beber líquidos muito quentes nos copos de plástico descartáveis não é recomendado. Caso você seja um empreendedor, procure investir e oferecer copos de papel e outros materiais recicláveis aos seus clientes.

Assim, além de contribuir para o meio ambiente, você também irá garantir uma melhor experiência para o seu cliente, sem a exposição da saúde dele a elementos tóxicos.

Qual o material indicado para o copo de café?

O perigo que um copo de café pode causar para a nossa saúde é tão sério que, em diversos países, os descartáveis feitos com estireno são proibidos para servir bebidas quentes, como o café, e para o comércio em geral.

Já que a toxina é liberada pelo copo de café e pode provocar até mesmo o câncer, é necessário conhecermos um novo tipo de copo, não é mesmo?

Um excelente material indicado para você usar no seu copo de café é o Papel Cartão Royal Coppa, o mesmo que utilizamos em nossa confecção aqui na Papello! Nossos copos de café, produzidos com esse mesmo material, apresentam diferentes camadas e são revestidos por polietileno, o que faz com que o copo não vaze e nem libere odor ou gosto para a bebida.

Com um material totalmente sustentável, reciclável e biodegradável, você pode beber o seu copo de café em segurança, preservando sua saúde e, até mesmo, o meio ambiente.

Qual copo de café ideal para usar?

Qualquer copo de café que não seja composto por poliestireno e seja prejudicial para a sua saúde é o ideal para ser utilizado. Mas, porque não colaborar tanto com a sua saúde como, também, com o meio ambiente?

Para isso, você pode contar com a nossa equipe da Papello! Nossos copos são totalmente biodegradáveis, sustentáveis e 100% recicláveis. Composto por Papel Cartão Royal em múltiplas camadas e revestimento reforçado, o nosso copo personalizado é perfeito para vender o seu produto com o mínimo de estrago ambiental.

Venha fazer parte da família Papello e invista na saúde dos seus clientes e na preservação do meio ambiente, com nossos copos sustentáveis, totalmente personalizáveis e livres de estireno e agregue mais valor ao seu produto!

Um copo de café descartável pode causar diferentes danos para a saúde e para o meio ambiente. Por isso, devemos investir em copos que sejam livres dessa substância e não liberem a toxina, tão prejudicial para a saúde.

Confira nossa lista de copos de café, sustentáveis e recicláveis, e invista no meio ambiente e na saúde dos seus clientes!

Leia Mais

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Redação b20

Redação b20