Organizar o seu estoque é essencial para melhorar a qualidade de seu negócio e facilitar as tarefas diárias. Observa-se que a maioria dos empreendimentos organizados possuem uma maior taxa de sucesso e clientes mais satisfeitos, justamente pelos benefícios proporcionados por esse cuidado.
Desde os primeiros comércios, nota-se que a organização dos produtos estocados sempre foi uma dificuldade e motivo de muita discussão entre os negociantes. Portanto, nós da Papello vamos te mostrar porque organizar o seu estoque é uma etapa fundamental para o sucesso de qualquer negócio e mostraremos como fazer essa tarefa da melhor maneira possível!
Por que organizar o seu estoque?
De modo geral, organizar o seu estoque permite uma visualização de todos os produtos da empresa com mais facilidade e, dessa forma, possibilita que os objetivos do cotidiano sejam realizados com mais praticidade.
Em termos mais técnicos, quando se controla a organização do estoque, é possível que o negócio melhore os processos de compra e venda, e observe o giro dos produtos estocados, além de evitar desperdícios.
Imagine o quão importante é a organização de um estoque de supermercado, por exemplo. Como nesses locais existe uma grande variedade de produtos, é necessário ter conhecimento de como separar todos eles, tanto para que as vendas sejam realizadas da melhor maneira possível como para a reposição dos produtos em falta ser assertiva.
Como a organização pode aumentar a minha produtividade?
Saber como organizar seu estoque vai promover menos gasto de energia com tarefas que poderiam ser evitadas, como procura por itens que já esgotaram. Em paralelo a isso, os responsáveis pela organização precisam estudar características essenciais do negócio para organizar o estoque de uma maneira interessante e eficiente para o cotidiano das vendas.
Caso você tenha um negócio que vende sorvetes com copos personalizados da Papello, por exemplo, é interessante que se tenha separado todos os ingredientes como as caldas, os sorvetes e os copos. Dessa forma, será possível aproveitar tanto os benefícios dos produtos da Papello como otimizar melhor o tempo durante as vendas.
Benefícios de organizar o estoque
Separamos 4 benefícios principais que as empresas observam quando organizam o estoque e que nós da Papello constatamos durante os anos de atuação no mercado. Através dessas vantagens, o seu negócio terá uma maior estabilidade com o passar dos anos e terá maior facilidade de superar os momentos de dificuldade.
Maior aproveitamento dos produtos
O primeiro benefício observado em empresas que sabem organizar o seu estoque é o maior aproveitamento dos produtos obtidos pela companhia, diminuindo bastante os desperdícios. Isso ocorre principalmente quando eles são separados por data de validade e são postos para vendas mais rápidas aqueles com prazos mais próximos do vencimento.
Melhora na produtividade
A melhora na produtividade é outro fator observado nos negócios, porque a organização permite que os trabalhadores gastem menos energia com etapas evitáveis. Algo muito comum de ocorrer em negócios com estoques desorganizados em restaurantes, por exemplo, é quando um cliente realiza o pedido e os trabalhadores perdem 20 minutos ou mais para encontrar os ingredientes para o preparo.
Melhor qualidade do atendimento do cliente
Um estoque bem organizado permite que o seu negócio informe de maneira mais rápida se o pedido do cliente pode ser realizado ou não. Isso é muito vantajoso principalmente por mostrar ao comprador que a loja possui profissionais competentes, fazendo com que ele deseje retornar ao local. Esse benefício é muito observado principalmente em lojas que vendem sapatos e outras peças de roupa.
Escolha dos melhores momentos para promoções
Por fim, o estoque bem organizado permite que o seu negócio escolha os melhores momentos para realizar promoções. Isso é possível, pois se conhece quais são os produtos que estão parados há muito tempo e, com essa informação, é possível incentivar o consumo dos mesmos através das promoções ou épocas do ano em que há uma alta procura por aqueles itens.
O que considerar quando arrumar o estoque?
Visto todo esse panorama de benefícios é preciso observar que a organização de um estoque possui alguns pontos a serem executados. Segue abaixo, portanto, algumas considerações durante a organização dele:
- Quantidade de produtos;
- Características dos produtos;
- Validade dos produtos.
A quantidade de produtos é um dos pontos principais justamente para saber se existe espaço suficiente para abrigar aquele volume de itens. Em paralelo a esse fator, temos as características dos produtos do estoque, ou seja, se são alimentos, eletrônicos, artigos de limpeza, entre outros.
A validade dos produtos, por fim, determina ao negócio quais são os itens de maior prioridade para a venda ou uso naquele momento. Aqueles que estão mais próximos da data de vencimento precisam ser vendidos logo, enquanto os com a data de validade mais distante devem ser negociados depois.
Como devo fazer a separação dos materiais?
Para realizar a separação de materiais, é necessário, conforme diz o tópico anterior, avaliar a quantidade de materiais existente. Após isso, precisamos nomear os locais onde ficarão os materiais para facilitar a procura quando necessário. Com isso em mente, segue o passo a passo:
- Separe uma sala somente para estoque;
- Dentro da sala, realize divisões de espaço para guardar os materiais (recipientes, prateleiras e assim por diante);
- Nomeie o que está nesses locais (o mais comum é o uso de etiquetas);
- Use tags e etiquetas para marcar as datas de validade;
- Evite ao máximo misturar os materiais.
Avaliar esses fatores é a essência da organização de estoque e um destaque precisa ser feito para as misturas de produtos. Os materiais de comida e embalagens devem manter grande distância de produtos que possam comprometer a sua qualidade, como é o caso dos itens de limpeza.
Como organizar as embalagens de delivery?
Organizar as embalagens de delivery é bastante importante, principalmente com o grande avanço desse serviço na atualidade. Diversos restaurantes precisam aderir ao serviço de entrega de comida e as embalagens precisam ter atenção dobrada para manter a qualidade do alimento. Para estocar essas embalagens corretamente, leve em conta esses pontos:
- Material da embalagem;
- Dimensões da embalagem;
- Entenda os produtos que serão armazenados na embalagem;
- Condições do estoque.
Entender o material e as dimensões da embalagem fazem total diferença para a separação de espaço e a maneira com a qual se deve guardar. Recipientes de vidro, por exemplo, precisam de bastante cuidado devido à fragilidade do material e atenção com a altura a que eles estão sujeitos.
Compreender os produtos que serão armazenados e as condições do estoque escolhido são outros fatores que variam de acordo com o negócio e por isso precisam ser analisados individualmente com atenção. Com esses dois conhecimentos, é possível entender como as embalagens precisam ser criadas e se o estoque pode armazenar esses produtos.
E os potes de papel?
No geral, a organização dos potes de papel vai utilizar os mesmos pontos abordados no tópico anterior. No entanto, existem alguns cuidados extras que esses produtos precisam ter devido às características do material. Algumas formas de armazenar esses potes são:
- Ter gavetas próprias para o armazenamento dos potes;
- Evitar locais úmidos;
- Evitar exposição ao sol.
Todos os negócios que prezam pela qualidade de suas embalagens com papel precisam ter atenção a esses pontos a fim de conservar o produto, que é leve e pode ser facilmente armazenado nessas condições. Quem conhece bastante disso é a Papello devido a sua longa experiência na área.
Atendemos empresas dos mais diversos tamanhos e temos recursos suficientes para produzir diversos tipos de produtos, como copos personalizados, sacolas e outros itens que proporcionarão ao seu negócio maior identidade e melhor experiência do cliente com seu produto.
6 dicas de como organizar o seu estoque
Por fim, com todo esse contexto a respeito da importância de organizar o seu estoque, separamos 6 dicas para que você possa aplicar em seu negócio. Os benefícios trazidos anteriormente dependem da aplicação competente e constante das dicas abaixo, por isso leia atentamente os próximos pontos.
Observe o local de armazenamento
Antes de organizar o seu estoque, é preciso conhecer como é o espaço escolhido para o armazenamento. Isso envolve desde entender as dimensões do local como a qualidade da instalação elétrica, ventilação e outras características relevantes para os produtos de seu negócio.
Evite deixar os produtos no chão
Deixar os produtos no chão pode comprometer a qualidade deles e causar a perda de alguns, principalmente se forem alimentos. Essa dica pode ser difícil principalmente para os pequenos empreendedores que iniciaram um negócio recentemente, mas é interessante investir em suportes que suspendam produtos como prateleiras, racks e outros.
Conheça os produtos que serão armazenados
Essa dica caminha lado a lado com a anterior, já que os produtos que serão armazenados ditam as configurações do estoque. Não se armazena produtos que precisam ser conservados em refrigeradores em um estoque que não possua energia elétrica, por exemplo. Esse conhecimento só pode ser obtido com a análise do local e entendimento de como os produtos a serem estocados funcionam.
Separe os produtos por categorias
Categorizar os produtos que serão armazenados é muito importante para a organização do estoque justamente para proteger a qualidade deles e facilitar a sua aquisição quando necessário.
Isso é muito comum em negócios que vendem comida, nos quais é preciso separar diversas matérias-primas para a composição do pedido a fim de evitar que esses materiais se misturem com os que possam corromper sua qualidade, conforme já explicado lá atrás.
Use boas ferramentas para organização
As ferramentas de organização são boas aliadas para auxiliar nesse processo, principalmente as tecnológicas. Desde planilhas até programas mais sofisticados disponíveis na internet ajudam o seu negócio a automatizar processos e, dessa forma, facilitar o registro do andamento do estoque. Caso não queira aderir às ferramentas tecnológicas, você pode utilizar as planilhas feitas à mão, desde que sejam de qualidade.
Atenção a qualidade dos produtos que chegam
Por último, é muito importante observar a qualidade dos produtos que chegam para serem estocados. Dessa forma, o seu negócio pode ter maior atenção com a competência dos fornecedores escolhidos e, além disso, adaptar o local de maneira mais inteligente para o armazenamento dos itens.
Em suma, organizar o seu estoque se provou uma tarefa indispensável para o sucesso de qualquer empresa e as dicas fornecidas possuem tanta qualidade quanto os produtos da Papello. Sabe-se da grande competitividade do cenário atual principalmente quando se trata do mercado de alimentos.
Portanto, ter embalagens personalizadas é um diferencial responsável por destacar diversos negócios e melhorar a experiência do cliente com seu produto. Então, entre em contato com a Papello e faça o seu negócio decolar da maneira que ele merece!