Embalagens personalizadas: você sabia que o cliente primeiro come com os olhos?

Com o aumento da concorrência no mercado de alimentos, é cada vez mais comum o hábito das empresas usarem embalagens personalizadas. Se você ainda não tem as suas, ou se começou a cogitar a possibilidade de ter, saiba que armazenar seus produtos é uma questão que vai muito além de protegê-los: é uma estratégia de marketing!

O que é o marketing senão chamar a atenção do consumidor para o valor de um produto e, ao mesmo tempo, enfatizar a necessidade que ele tem do mesmo? No caso dos alimentos, como os fast foods e sobremesas, as embalagens personalizadas funcionam como um instrumento físico para seduzir o cliente.

É preciso considerar o atual “ambiente” que rodeia os consumidores de alimentos. É o ambiente digital, principalmente, que se traduz em propagandas nas redes sociais e ofertas nos aplicativos de delivery de comida. Se uma pessoa está a fim de comer uma pizza em uma quinta-noite, ela pode conhecer uma infinidade de restaurantes com poucos toques em seu telefone.

É fácil ver o quanto a competitividade é assustadora quando entendemos que cada pessoa interessada em pedir comida, salgada ou doce, se deparar com uma infinidade de ofertas e opções. Mesmo que o cliente escolha a sua comida, como garantir que ele manterá essa escolha nas próximas vezes?

Obviamente, a qualidade do produto em si, é o principal fator que mede o sucesso da experiência do cliente. Mas a própria integridade da comida entregue pode ser comprometida se esta vier em uma embalagem ruim. A comida pode se mover no invólucro, pode perder a sua aparência original, a temperatura, até o sabor pode ser alterado. 

Além de prevenir tudo isso, a embalagem personalizada traz uma oportunidade para que o cliente se lembre do que comeu, e pense em sua marca da próxima vez que decidir comer um alimento semelhante. Só esses fatores já dão base suficiente para dizermos com certeza que as embalagens personalizadas são cruciais para o crescimento do seu negócio.

Confira a seguir o que são embalagens personalizadas, para que servem, de que forma o cliente “come com os olhos”, além de todos os benefícios que esse tipo de embalagem traz e onde conseguir a sua!

O que são embalagens personalizadas

As embalagens personalizadas tratam-se de um diferencial no ramo alimentício, pois oferecem um aspecto pessoal, relativo à identidade da marca, para um objeto cuja serventia original é apenas proteger um alimento. 

Inicialmente, as embalagens foram criadas somente com o propósito de estender o negócio, no sentido de que elas preservam o produto por mais tempo e tornam o seu transporte viável. Mas, ao longo da história, as empresas começaram a perceber que é possível acrescentar novas utilidades para um objeto de aparência tão simples.

Basta pensarmos nas grandes marcas alimentícias, como o McDonald’s. Não é verdade que os hambúrgueres e batatas fritas vêm numa embalagem usada por décadas? Há um motivo para isso: as cores, o formato e os desenhos formam uma combinação poderosa, que se consolidou na memória de consumidores do mundo inteiro, até hoje.

É esse o poder das embalagens personalizadas. Com elas, você traz um misto de qualidade e, claro, personalidade para a sua marca.

embalagens personalizadas

 

Para que servem as embalagens personalizadas?

Podemos demonstrar para que servem as embalagens personalizadas através de alguns fatores: integridade e qualidade do produto, identidade visual da marca, experiência do cliente.

A integridade e qualidade do produto são os motivos mais “superficiais” para utilizar embalagens personalizadas, mas nem por isso devem ser negligenciados. Afinal de contas, o estado da comida ou bebida sempre será o fator mais importante na hora em que o consumidor desfruta de sua compra. Uma boa embalagem garante que o produto seja entregue sem danos ou alterações, o que o deixa perfeito, como concebido originalmente.

Já a identidade visual da marca, tem a ver com o exemplo dado em relação ao poder do McDonald’s na mente e no costume de consumidores ao redor do mundo. Se você não se preocupar em dar uma identidade visual para sua empresa, ela se tornará apenas “mais uma” aos olhos do cliente, por mais que o seu produto seja de alta qualidade.

A identidade visual produz um fenômeno cognitivo chamado “associação”. Se os seus clientes passam a receber os produtos embalados em cores, formatos, letras e imagens específicas, eles rapidamente trarão essa imagem na memória sempre que pensarem em consumir de novo aquele item. 

Isso acontece de forma natural, especialmente em casos em que as pessoas tiveram ótimas experiências de compra. A experiência de compra, aliás, é o terceiro fator por trás da serventia das embalagens personalizadas. 

O cliente simplesmente percebe o quanto a sua empresa cuida dele e se importa em dar-lhe a melhor experiência possível. Uma embalagem assim demonstra o zelo, o carinho, e o valor da marca. É um diferencial que se traduz em um bom marketing espontâneo (feito pelo cliente), recomendações e, portanto, lucros.

Como o cliente come primeiro com os olhos? 

Se apresentarmos duas opções de comida para a mesma pessoa, ela fará uma escolha, certo? Imagine que a comida seja a mesma, na quantidade e no sabor, em ambas as opções, mas uma delas possui uma embalagem comum, dessas de isopor, enquanto a outra vem numa embalagem mais resistente, que conserva melhor o produto, é colorida e mostra personalidade.

Qual será a embalagem que o cliente escolherá? A de isopor, que esconde o produto e não revela nada da marca, ou a colorida e divertida, que traz um produto de qualidade antes mesmo de ele experimentar em sua boca? Obviamente, a embalagem personalizada será a eleita. Logo, o produto armazenado por esta será o eleito.

Com tantas opções disponíveis, o consumidor gravita para o produto de aparência mais atraente, além de padronizada, que demonstra qualidade já no primeiro olhar. As embalagens personalizadas são o caminho mais fácil para produzir esse efeito sempre. 

Benefícios das embalagens personalizadas

Após conhecer todo o diferencial que as embalagens personalizadas trazem para um negócio, é simples elencar quais são os benefícios nesse produto. Confira:

  • Mantém a integridade da comida ou bebida;
  • Facilita nas entregas;
  • Mostra ao cliente o zelo da marca;
  • Melhora a experiência do cliente;
  • Faz o cliente antecipar o conteúdo no interior da embalagem;
  • Traz identidade visual para a marca;
  • Funciona como parte das ações de marketing.

É por isso que cada vez mais empreendedores investem na compra de embalagens personalizadas. O retorno é incontestável. De fato, no ambiente competitivo do delivery, criar uma boa embalagem e deixá-la a cara da empresa é obrigatório para se diferenciar e obter clientes fiéis. 

Onde fazer as melhores embalagens personalizadas?

Já que mostramos tantos benefícios sobre as embalagens personalizadas, é óbvio que surge a curiosidade: como posso trazê-las para meu negócio?

É por isso que existe a Papello: uma empresa que garante embalagens personalizadas de papel resistente. Essas embalagens são de alta qualidade, evitam todo tipo de vazamento, mantém os alimentos e bebidas na temperatura própria de consumo e trabalha com personalização.

Na Papello você escolhe o seu próprio design e recebe as suas embalagens personalizadas no endereço de sua escolha. Além disso, é ideal para microempreendedores ou pequenas empresas, pois trabalha com quantidades menores e diversos modelos de embalagens.

Após conhecer todo o diferencial que as embalagens personalizadas proporcionam ao seu negócio, imprima a sua marca, literalmente, em todos os seus produtos e veja seu negócio escalar!

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