MELHORES EMBALAGENS PARA AÇAÍ

Sobre o que iremos falar:

Quem trabalha com esse lanche gelado e delicioso, sabe que é preciso dispor das melhores embalagens para açaí, a fim de manter a integridade do produto, entregar a melhor experiência para os clientes e vender muito!

O açaí é consumido de diversas formas por todo o Brasil. Nos estados da região Norte, é comum vermos a pasta processada da fruta na sua versão quente e salgada. É comum acompanhar o açaí de outras comidas, como fruto do mar, farinha de tapioca e até o tradicional arroz com feijão na mesma refeição.

Já no sudeste, essa iguaria, considerada um tesouro nacional pelos brasileiros, é consumida gelada, como se fosse um sorvete. Em estados como o Rio de Janeiro e São Paulo, a massa roxa e gelada pode ser consumida pura ou com vários acompanhamentos, também chamados de toppings.

Por ser um lanche preferido por surfistas e atletas a princípio, o açaí geralmente era acompanhado do famoso combo: granola e banana. Mas, hoje em dia esse lanche tornou-se tão popular, que as empresas soltaram a criatividade e passaram a comercializá-lo como se fosse um sorvete, que pode ser combinado com calda, castanhas, leite ninho, frutas, entre outros acompanhamentos. 

A variedade de sabores e toppings é apenas um dos motivos para buscar boas embalagens para açaí. Ainda existe a questão da conservação do produto. Afinal de contas, o açaí é praticamente um sorvete, que derrete facilmente. É preciso encontrar uma boa forma de embalá-lo e entregá-lo aos consumidores, sobretudo quando pensamos no delivery de açaí.

Neste último caso, o cuidado precisa ser dobrado, por isso, as embalagens para açaí devem ser muito bem pensadas para garantir ao entregador a condição de transportar o produto com toda segurança. Além disso, uma boa embalagem também é uma excelente oportunidade de marketing para qualquer empresa.

Conheça mais sobre o açaí, como surgiu, quais são os tipos de embalagem, qual delas é a melhor e como lucrar com o uso das melhores embalagens nesse tipo de negócio!

O que é o Açaí

O açaí trata-se de uma fruta típica do Brasil. O seu cultivo se dá majoritariamente na região norte do país, especialmente na área amazônica. O fruto em si é arredondado e lembra uma jabuticaba. Suas cores variam do roxo até o preto. 

Esse fruto, por nascer na região amazônica, também cresce em países como a Venezuela, a Colômbia, o Equador e o Peru. Cerca de 90% da produção brasileira é concentrada somente no estado do Pará, onde as palmeiras de açaí dão frutos em cachos.

O que é Açaí
Fonte/Reprodução: original

No Brasil, o produto é consumido de várias maneiras, dependendo da região. Uma delas é em forma de creme, que pode acompanhar comidas salgadas, como arroz e carne. Outra forma de consumo é o suco, mas talvez a mais curiosa seja o vinho de açaí. Agora, sem dúvida, a mais disseminada por empresas alimentícias em todo o país é o açaí gelado. 

Atualmente, em praticamente qualquer lugar do Brasil é possível encontrar um restaurante, loja, quiosque ou estande que vende açaí gelado, como um sorvete. Hoje em dia, a clássica mistura de açaí com xarope de guaraná ganhou outros sabores, como morango, ninho, maracujá, e até mesmo cupuaçu, dentre outros mais exóticos. 

Quais os tipos de embalagens para açaí?

Já que o açaí mais comercializado ao redor do país, como mencionado, é em forma de “sorvete”, uma pergunta constante de quem deseja incluir esse produto em suas vendas é: qual embalagem de açaí posso usar? Entre quais tipos posso escolher?

Com a abundância de empresas que vendem o produto, não faltam opções de embalagens para açaí, mas é importante escolher a embalagem ideal para impulsionar suas vendas e expandir o seu negócio. Vamos conhecer as opções!

Plástico descartável

De todas as embalagens para açaí, essa é a mais barata, pois é semelhante aos copinhos de festa de aniversário. Tem como vantagem a leveza e a facilidade de manter em um depósito. Porém, a grande desvantagem é que esse material não foi feito para comportar algo tão denso quanto o açaí.

Assim, não há estrutura o bastante, e o que mais acontece é que o cliente passa pela desagradável sensação de mãos geladas ou sujas pelo líquido derretido. Além disso, o movimento da colher no açaí pode simplesmente romper o copo.

Tigelas de plástico

As tigelas de plástico são interessantes porque são mais resistentes do que os copinhos de plástico e lembram mais os potinhos de sorvete comuns. Mas a desvantagem, nesse caso, é que essas embalagens para açaí só podem ser utilizadas para clientes que consumirão o produto imediatamente. 

A falta de tampa impede que essa embalagem seja usada em um delivery, pois não tem capacidade de manter a integridade do produto. 

Copos feitos de isopor

Essa é uma das melhores embalagens para açaí, já que possuem boa estrutura para comportar a massa, além de conservarem bem a temperatura tanto para consumo imediato, quanto para entrega. Estão entre as mais usadas em todo o país.

Copos feitos de papel biodegradável

Essas embalagens para açaí estão disponíveis com ou sem tampa e são ideais para servir no estabelecimento ou vender para delivery. O ponto forte delas é a resistência, para aguentar o peso do açaí e também manter a temperatura do produto, mesmo que seja vendido em delivery. Com essas embalagens o produto é entregue em condições ideais para consumo, com temperatura, sabor e textura preservados.

Como são as embalagens para açaí?

As embalagens para açaí típicas consistem em dois formatos: copo ou tigela, mas o copo ainda é o mais utilizado. Com materiais diversos, esses invólucros são feitos para manter o produto bem conservado, garantindo que o cliente possa desfrutar da melhor experiência de consumo possível. 

Isso significa que as embalagens para açaí devem ser de qualidade, para manter o produto sólido por mais tempo e com a temperatura ideal, isto é, muito gelada, como um sorvete. Garantindo um produto de qualidade você não só fideliza o seu cliente, como garante um marketing boca a boca, no qual os clientes satisfeitos fazem propaganda espontânea do produto, atraindo novos consumidores.

Quais as melhores embalagens para açaí?

Dentre todas as embalagens mostradas, as melhores embalagens para açaí são as de papel cartão biodegradáveis. As razões vão desde o formato até a possibilidade de personalizar as embalagens.

Em primeiro lugar, as embalagens de papel são muito fáceis de armazenar. Além disso, não são feitas de um papel “qualquer”, mas de papel cartão reforçado, um material de alta qualidade, criado para conservar a temperatura dos alimentos. Com isso, a textura do açaí se mantém preservada, mesmo que seja para vendas de delivery.

Quais as melhores embalagens para açaí
Fonte/Reprodução: original

Também é preciso levar em conta a imagem que uma empresa que usa embalagens biodegradáveis passa aos clientes. Mais do que nunca, as pessoas valorizam o esforço de proteger o meio-ambiente e desejam fazer parte disso de alguma forma, portanto esse é mais um ponto positivo que esse tipo de embalagem garante.

Por fim, há o aspecto do marketing, que pode ser reforçado por embalagens para açaí personalizadas. Isso significa marcar a memória dos clientes com identidade visual de sua empresa e o aspecto organizado dos produtos personalizados. 

Qual seria a margem de lucro do açaí para vender?

Talvez o açaí seja um dos negócios que dão lucro mais rápido no ramo da alimentação. Pessoas que começaram como autônomas, sem loja, relataram uma média de R $13 a R $20 mil de lucro por mês. Rapidamente, esses empreendedores puderam abrir suas próprias lojas que, mesmo pequenas, já faturaram até mais do que R $20 mil por mês.

O negócio de açaí se provou lucrativo porque a estrutura é relativamente pequena, além do produto ser muito popular. Juntar isso às melhores embalagens com certeza atrai novos clientes e fideliza os antigos. Esse investimento pode ser o diferencial para seu sucesso!

Leia Mais

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Redação b20

Redação b20